Seja Voluntário
O Conselho de Cidadania dos Países Baixos (CCPB) é formado por um grupo de voluntários brasileiros membros da sociedade civil residente na Holanda e que faz parte de uma estrutura mais ampla, o Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior (CRBE). Há mais de 50 Conselhos de Cidadãos/ Cidadania estruturados em vários países onde o Brasil tem representação consular.
QUAL A SUA FUNÇÃO?
O CCPB tem como função assessorar o Consulado-Geral do Brasil em Amsterdã na discussão de temas relevantes para a comunidade brasileira local, oferecer subsídios para a formulação de políticas públicas que a beneficie e sugerir medidas para o contínuo aperfeiçoamento do serviço consular prestado pelo Posto à comunidade.
QUEM FAZ PARTE?
O Conselho de Cidadania é formado por membros da comunidade brasileira local e podem participar como colaboradores todos os cidadãos brasileiros interessados em fazer parte dele, que sejam maiores de 18 (dezoito) anos e residentes há mais de 3 (três) meses na Holanda. A diretoria é composta por um Presidente, um Vice-presidente, um Secretário e um Coordenador de Comunicação. Há também os Coordenadores das Mesas Temáticas locais. O Cônsul-Geral do Brasil em Amsterdã é o Presidente de Honra.
QUAIS SÃO AS ATIVIDADES DO CONSELHO DE CIDADANIA?
São muitas, com destaque para as seguintes:
- informar-se sobre a realidade da comunidade brasileira local, identificando as necessidades, interesses e questões que possam resultar em temas de discussão ou em projetos a ser realizados;
- elaborar ou iniciar estudos, relatórios e recomendações sobre assuntos de interesse da comunidade brasileira local;
- opinar sobre propostas de políticas públicas governamentais de assistência e apoio aos brasileiros na Holanda;
- informar a comunidade sobre temas relevantes e de utilidade pública de interesse geral através de eventos, palestras, workshops e compartilhar informações relevantes para a comunidade brasileira residente na Holanda.
O TRABALHO DOS CONSELHEIROS É REMUNERADO?
Não, a participação no Conselho de Cidadania não é remunerada. Os Conselheiros devem estar também disponíveis para participar de reuniões bimensais na sede do Consulado-Geral do Brasil em Amsterdã, ou, eventualmente, em qualquer outra cidade dos Países Baixos ou, mesmo usando recursos de conferências virtuais, via Internet.
O QUE SÃO MESAS TEMÁTICAS?
São as coordenadorias que tratam de temas específicos ligados a cultura, educação, empreendedorismo, ao bem estar, saúde e outros temas relacionados à defesa dos direitos e interesses civis dos cidadãos brasileiros. As Mesas Temáticas fazem parte da estrutura local e também da estrutura do CRBE. Elas são:
Mesa 1 – Associativismo e Integração Comunitária
Mesa 2 – Bem-estar e Saúde
Mesa 3 – Cultura
Mesa 4 – Educação
Mesa 5 – Empreendedorismo e Trabalho
Mesa 6 – Esporte e Turismo
Mesa 7 – Política e Cidadania
Mesa 8 – Questões Jurídicas e Assuntos Consulares
Mesa 9 – Questões Sociais e Gênero
QUERO SER CONSELHEIRO.
Para se candidatar, é necessário: ser brasileiro; ser domiciliado nos Países Baixos há pelo menos 3 (três) anos; ter mais de 18 (dezoito) anos completos até a data da eleição; não ter antecedentes criminais; apresentar Formulário de Candidatura devidamente preenchido que será disponibilizado, na ocasião, no site do Consulado-Geral; haver previsão de data para esta eleição.