MESA DE CULTURA

O QUE É A MESA DE CULTURA? 

A Mesa de Cultura tem como meta a promoção da cultura brasileira nos Países Baixos.  

Objetivos principais: dar acesso; mostrar a diversidade; incentivar talentos; promover na sociedade; dar visibilidade a quem faz cultura brasileira nos Países Baixos. 

Objetivos secundários: promover a língua portuguesa como língua de herança na comunidade e atrair o interesse da sociedade ao que é produzido no nosso idioma.  

Parceiros: Seja ela realizada por artistas residentes nos Países Baixos, seja por holandeses ou de outras nacionalidades que se dedicam às artes e saberes do Brasil. Escritores; cientistas; amigos dos nossos objetivos são todos bem-vindos. 

Público-alvo: Visamos como público-alvo, prioritariamente, a própria comunidade de brasileiros residentes, dando-lhe acesso, na medida do possível, à diversidade da cultura brasileira em várias áreas temáticas.   

Visamos também atingir o público onde está inserido o imigrante brasileiro, pois sabemos que a família, os amigos e a própria sociedade que nos acolhe, ao se aperceber da bagagem cultural que trazemos, valoriza os indivíduos brasileiros e a comunidade em seu conjunto. 


O QUE FAZ A MESA DE CULTURA?

Anualmente fazemos um Festival chamado Ouvirandô, que completou 7 edições e rumo para a 8ª edição. 

Também buscamos dar visibilidade a quem faz cultura brasileira na Holanda. 

Desenvolvemos uma pesquisa sobre os interesses da comunidade e um calendário que já tem por enquanto definido: evento sobre cultura indígena em abril e evento em novembro sobre Cultura Negra.  

No evento em abril faremos uma exposição de tecelagem da etnia Kaingang do Paraná. 


PROJETOS DA MESA DE CULTURA SÃO: 

• Programa Pílulas do Saber no Canal Conselho no Youtube sobre diferentes temas conectados a comunidade brasileira.

• Festival Ouvirandô - evento multidisciplinar, aberto ao público, atendendo crianças e adultos. 

• Cultura indígena - evento sugerido realização em abril.

• Consciência Negra – evento sugerido em novembro.

  

COMO O BRASILEIRO PODE PARTICIPAR: 

Seguindo o Facebook da Mesa de Cultura e do Conselho geral e enviando mensagem através do formulário abaixo.

Independência do Brasil

Como aconteceram os FATOS da Independência do Brasil? A partir de pesquisas, historiadores reconstroem cada momento vivido desta história que também é nossa.

CONSELHEIRA: LUIZA MONTEIRO

Fui uma jovem inquieta e curiosa, preocupada em construir um mundo melhor. Amadureci e envelheci assim. Acho que não vou sossegar nesta busca. Tenho formação acadêmica em Ciências Sociais, Estudos de Museus e da América Latina, o que deu bom óculos para ver o mundo. Mas minha ferramenta mesmo foi o gesto, a voz, a imaginação, a cooperação, assim trabalhei como atriz, mímica, bonequeira, autora e produtora de espetáculos. A magia da cena me fez viver grandes experiências, viajar por diversos países com performances e, também, militar pela cultura tanto no Brasil quanto mundo afora. A literatura chegou depois e me encanta como leitora e escriba amadora.  Tenho confiança que vamos ampliar a magnífica equipe formada e tentar dar acesso à riqueza da nossa cultura à comunidade em seu conjunto, assim como permitir uma vitrine, pois há muitos talentos que aqui moram e que compartem esta paixão comum pela cultura brasileira.  

COLABORADORA: DÂMARIS OLIVEIRA 


Vivo em Amsterdã desde 2004, tenho 47 anos e sou mãe feliz do menino Noam de 11 anos. No Brasil, sou formada em Psicologia e Especialista em Políticas Públicas, trabalhei como psicóloga social, atuei na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Acredito na importância da participação política e atuação em espaços como os conselhos e fóruns, como forma de garantir e expandir direitos constitucionais. Na Holanda, formada em Pedagogia Social, trabalho como educadora social numa atividade complementar à escola, numa escola internacional em Amsterdã, desde 2014. Sou membro fundador do Grupo Cirandar que promove a cultura brasileira e incentiva o aprendizado e o uso da Língua Portuguesa desde 2012. Meu desejo é fortalecer a atuação do conselho, promover a comunicação e dar visibilidade aos trabalhos de grupos ou pessoas que atuam na comunidade garantindo às nossas crianças e adolescentes o acesso à cultura e a Língua Portuguesa. 

COLABORADORA: CLAUDIA MAGALDI 

Sou formada em medicina desde 1998, Clínica Médica, Terapia Intensiva, Pneumologia, Pós-graduação em Dependência Química e Mestrado em Medicina Pública Internacional (Vrije Universiteit). Experiência em cuidado Psicossocial por mais de 15 anos. Me dedico a prática da arte, em especial o teatro, como forma efetiva de cuidado da saúde. Fui Coordenadora do Programa de Tabagismo do Município de Macaé/RJ. Estive como Coordenadora Geral de Políticas Sobre Drogas onde desenvolvi vários projetos de prevenção, cuidado, e inclusão social e cultural, para jovens e adultos em uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas. O foco do meu trabalho é a promoção da saúde do indivíduo na perspectiva da Redução de Danos como paradigma. Experiência desde pesquisa de campo, atendimento clínico até desenho, projetos e políticas públicas. Sócia Florescer Holanda/Amsterdam. Fundadora do Consultório Virtual Cláudia Magaldi. Membro do Grupo CRIA Expressões Humanas (pesquisadora, consultora, agente e produtora cultural).s.

COLABORADORA: MÔNICA ALVES FEITOZA


 Vivendo em Amsterdã desde 1997, sou mãe de três filhos e avó de três netos. Tenho formação em Magistério no Brasil e dez anos no Banco do Brasil. Aqui na Holanda tenho formação na área pedagógica e atuo em Amsterdã como professora/ educadora social da pré-escola (Voorschoolse Educatie). Além do meu trabalho, sou Co-fundadora do Grupo Cirandar em Amsterdam (Crianças de língua Portuguesa na Holanda). 

Acredito que o lúdico, as artes se fazem necessário para o desenvolvimento integral das nossas crianças e adolescentes.

COLABORADORA: LUCRECIA MENDOÇA

Moro em Amsterdam desde 1998. Formada em Matemática Pura pela Universidade de São Paulo e 2 anos de créditos na pós-graduação. Lecionei em 2 faculdades. Morei 5 anos nos Estados Unidos, fiz cursos de fotografia e cerâmica na Mason Art Center em San Francisco. Na Holanda trabalhei com suporte técnico na Stream International Amsterdam e na Vocognition. Depois mudei para a área de saúde, e hoje trabalho com terapias holísticas: colorpuntura e bars access. Em 2012, tive a oportunidade de fazer um trabalho voluntario, levando musicistas holandesas para participaram da Virada Cultural de SP. E desde 2013 faço trabalho voluntario junto a mesa da cultura do CCPB, ajudando a promover a cultura brasileira nos Países Baixos.

Facebook Mesa de Cultura >>

EVENTOS REALIZADOS:

Exposição de Artes Visuais "Vislumbres"


O Conselho de Cidadania dos Países Baixos (@conselhonl ), Mesa de Cultura (@cultura.ccpb ) e Consulado do Brasil em Amsterdam têm o prazer de unir forças para a Vernissage de abertura da exposição de artes visuais "Vislumbres" da artista Brasileira Jussara Pereira (@jupereira.art ).


Após a Vernissage, a exposição estava aberta para visitação do públicos durante o horário de funcionamento do Consulado durante o periodo 15 a 31 de Maio de 2023


pendura e conta estudo

III Pendura e Conta 2022


Venha contar uma história

De um pavão misterioso

Ou outro conto de glória

Bom de se ouvir com gozo!

Marque as datas: 19 e 20 de novembro, programa ao vivo com inserção de vídeos no Canal do YouTube do CRBE e do CCPB

https://bit.ly/conselhonl   

Com contextualização histórica e literária por estudiosos e/ou artistas que se inspiram nesta vertente poética - patrimônio imaterial da cultura brasileira.





Ouvirandô – vida é arte



Evento dias 8, 9 e 10 de outubro. 

Participem desse Evento cultural para toda a comunidade brasileira e interessados, trazendo artes visuais, literaturas, atividades para as crianças e não poderia faltar o jogo de futebol com uma deliciosa feijoada e muita música para alegrar a todos.




Exposição 3D Sonho dos Encantados: Culturas indígenas em expressão contemporânea, revelando um mundo da fala de comunidades pelo respeito à diversidade, em imagem, som, criação, composição e originalidade. Narrando alerta e denúncia, num misto de beleza, resistência e vitalidade.


Acesse a Exposição 3D clique aqui


NHE’E PORÃ – O Sopro da Vida



  • Assista ao evento Povos Indígenas e aproveite para unir toda a família. ✅ Homenagem ao Povo Indígena; Exposição de Arte Virtual e muita música; ✅ Visita às crianças da reserva Rio das Cobras no Paraná. ✅ Teatro - Retrospectiva das peças Munganga. ✅ Culinária-Tapioca, Artes Plásticas e Literatura. Evento online sempre com música e convidados especiais.


  • Clique aqui e assista! 


PROGRAMA PÍLULAS DE SABER: Vacina



  • Programa Pílulas de Saber realizado pelo Conselho de Cidadania dos Países Baixos trouxe o tema Vacinas através da entrevista com o Dr. Victor Grabois.
  • 📌Preciso temer os efeitos colaterais? 📌As vacinas são menos eficazes para as novas variantes? 📌O que significa imunidade de rebanho e quando vamos chegar lá? 📌Quando posso ter vida normal? 📌Vou poder ir ao Brasil com segurança depois de me vacinar aqui? 📌Como não sei quando vou vacinar, tenho como tomar a segunda dose depois do prazo? 📌Essa vacina - Astra-Zenica - aprovam e desaprovam, como ter confiança?
  • Clique aqui e assista!

FACES DE CLARICE LISPECTOR



  • Leitura de um conto "Restos de Carnaval", publicado pelo Jornal do Brasil - duração 10 minutos;
  • Clarice imigrante - o estranhamento e pertencimento da imigrante. A arquiteta e pesquisadora Rosa Bernarda Ludermir irá falar de sua investigação sobre a comunidade de judeus imigrantes do leste europeu no bairro da Boa Vista onde a escritora viveu sua infância, aprendeu a ler e escrever;
  • Clarice escritora – sua presença na literatura brasileira. A professora e PHD em literatura Fernanda Shcolnink, atualmente professora da Escola de Aplicação da UERJ, nos dará uma visão de como situar Clarice no panorama literário do Brasil;
  • Clarice musa inspiradora – artistas que a levam ao campo das artes visuais. A artista plástica Lego Lima, xilogravurista, residente na Holanda, nos falará do seu fascínio por Clarice, incluindo-a nas suas obras.
  • Clique aqui e assista!

FESTIVAL 7º. OUVIRANDÔ



  • Festival 7º. Ouvirandô 2020. Encontro online com músicas, comida, artes, letras, saúde, ideias para crianças, jovens e adultos.


  • Programa Livro e Literatura; Galeria de Artes 3D / Assista o video
  • Programa Artes Visuais / Assista o video 
  • Programa Mente, Corpo e Movimento / Assista o video
  • Programa Crianças e Jovens / Assista o video 
  • Programa para Pais e Debate com Especialistas e Cientistas / Assista o video      

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA



  • Dia da Consciência Negra e nós do Conselho de Cidadania dos Países Baixos em parceria com Florescer Holanda estamos promovendo esse encontro com a participação especial da atriz, cantora e militante Zezé Motta, a psicóloga Drª Beatriz Rossow que tem como tese de doutorado o tema: "Da Nobreza Primeira" - Lembranças de pretos velhos e o fenômeno do preconceito, e a atriz e diretora Cláudia Byspo idealizadora do projeto “HÍBRIDO – A CENA, O ESTUDO, O RELATO”. A partir da exibição de HÍBRIDO, abre-se o diálogo entre os convidados que compartilharão suas impressões sobre a obra. Como apresentadora e anfitriã, temos a Conselheira da Mesa de Cultura Luiza Monteiro e como mediadora do papo a Drª Cláudia Magaldi.
  • Clique aqui e assista! 


HISTÓRIA DA BANDEIRA DO BRASIL



  • Você sabe a história de como a Bandeira do Brasil foi criada? A Liga Independente dos Guias de Turismo do RJ junto com o Museu da República contam sobre a Bandeira do Brasil. Homenagem a Proclamação da República


  • Clique aqui e assista! 


Contate-nos

Share by: