MESA DE EDUCAÇÃO

O QUE É A MESA DE EDUCACÃO:

A mesa de educação possibilita projetos educacionais para a comunidade brasileira residente nos Países Baixos, abrangendo o processo de ensino-aprendizagem contínuo, significativo e interdisciplinar.


O QUE FAZ A MESA DE EDUCAÇÃO:

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina


• Possibilita o acesso aos projetos educacionais em português do Brasil, incluindo atividades e oficinas em prol do POLH (Português como Língua de Herança) e PLE (Português como Língua Estrangeira);

• Mapeia, cataloga e apoia a divulgação de atividades das iniciativas, grupos de interesse e fundações sem fins lucrativos já ativos na área de educação e ensino do Português do Brasil nos Países Baixos;

• Promove e divulga o ensino ENCCEJA;

• Solicitação para que Países Baixos torne-se um posto aplicador do exame de proficiência - celpe-bras, ficando entre os 11 já existentes na Europa;

• Trabalha em parceria com outras mesas do CCPB - Conselho de Cidadania Países Baixos e CRBE, em atividades e propostas interdisciplinares. 


PROJETOS DA MESA DE EDUCAÇÃO:

  • Olimpíadas do Português como Língua de Herança nos Países Baixos 

COMO O BRASILEIRO PODE PARTICIPAR:

Seguindo as redes sociais do Conselho de Cidadania dos Países Baixos e enviando mensagem através do formulário abaixo.


Facebook Mesa de Educação >>

Próximos Eventos:

Informação importante sobre o ENCCEJA – EXTERIOR / 2022

 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma oportunidade para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada.

Voluntário e gratuito, o exame oferece a chance da conclusão do ensino fundamental, para maiores de 15 anos, e do ensino médio, para participantes com pelo menos 18 anos.


Material de Estudos: 

Para você se preparar, o Inep oferece material de estudo gratuito para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

Acesse o endereço https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/encceja/materiais-de-estudo

 

Edital:

Foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no Diário Oficial da União, o edital de realização do ENCCEJA Exterior 2022:

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-78-de-17-de-agosto-de-2022-423707082

 

Inscrições: de 23 de agosto a 3 de setembro 

Poderão ser realizadas pelos interessados, nos termos do edital, por meio do seguinte endereço eletrônico:

http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja-exterior/#!/inicial

 

As provas deverão ser realizadas no dia 27 de novembro, na sede deste Consulado-Geral de Amesterdã. Horário a ser divulgado em breve.

 

Cristiana L. - Mesa de Educação CCPB – Países Baixos & Mesa de Educação CRBE

Selma Ferreira - Mesa de Política e Cidadania CRBE

Consulado Geral do Brasil em Amsterdã



Educação & Arte


Espaço informal organizará suas atividades em torno do fazer e aprender, visando oportunizar para comunidade brasileira residente nos Países Baixos práticas para desenvolver competências e habilidades no convívio social e em relação com os elementos da educação, arte & cultura (laço social).

Atividades de treinamento opcionais, realizadas deliberadamente para adquirir conhecimentos específicos em cursos não formais para crianças, adolescentes e adultos: (gratuito)

Atividades:
Polh (Português como Língua de Herança)
Pintura & grafismo
Arte
Aulas de dança ou música
Artesanato
Escrita criativa
Contação de histórias
Teatro
Culinária brasileira


Formulário de inscrição: Formulário de inscrição


Participem!


Link do Edital nr4: Edital nr4

 

 ou utilizar o link: https://linktr.ee/mesadeeducacaoccpb

 

Formulário de Inscrição >>

CATÁLOGO DE PROFISSIONAIS - Rede POLH / PLE - Português como Língua de Herança nos Países Baixos/ Português como Língua estrangeira


Reconhecendo a necessidade da comunidade em conhecer o trabalho das iniciativas de POLH/PLE, onde elas se localizam e como acessá-las, a Mesa de Educação do Conselho de Cidadania dos Países Baixos fez através do edital n2, o cadastro de profissionais da área de educação - Rede POLH/PLE.


Trata-se de um catálogo contendo a lista de iniciativas, grupos, escolas, associações, centros de POLH/ PLE existentes e ativos nos Países Baixos, incluindo informações gerais, projetos e atividades propostas por cada uma durante o ano escolar.


Direcionado para profissionais da educação, comunidade brasileira residente nos Países Baixos e demais interessados no ensino de POLH/PLE.


Versão digital do catálogo está disponível abaixo na página do Conselho como também no Consulado Geral de Amsterdã, Embaixada Brasileira em Haia, e em sites oficiais ou rede social das iniciativas cadastradas, para devidas consultas.


Catálogo da Rede POLH/PLE", encontra-se disponível para download abaixo.


Para maiores informações sobre:


*Catálogo da Rede POLH/PLE Digital

*Catálogo da Rede POLH/PLE - PDF

*Formulário de inscrição 

*Edital nr 2

*https://linktr.ee/mesadeeducacaoccpb


Catálogo da Rede POLH/PLE >>

COLABORADORA: MÔNICA ALVES FEITOZA

Vivendo em Amsterdã desde 1997, sou mãe de três filhos e avó de três netos. Tenho formação em Magistério no Brasil e dez anos no Banco do Brasil. Aqui na Holanda tenho formação na área pedagógica e atuo em Amsterdã como professora/ educadora social da pré-escola (Voorschoolse Educatie). Além do meu trabalho, sou Co-fundadora do Grupo Cirandar em Amsterdam (Crianças de língua Portuguesa na Holanda). 

Acredito que o lúdico, as artes se fazem necessário para o desenvolvimento integral das nossas crianças e adolescentes.

COLABORADORA: DÂMARIS OLIVEIRA 

Vivo em Amsterdã desde 2004, tenho 47 anos e sou mãe feliz do menino Noam de 11 anos. No Brasil, sou formada em Psicologia e Especialista em Políticas Públicas, trabalhei como psicóloga social, atuei na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Acredito na importância da participação política e atuação em espaços como os conselhos e fóruns, como forma de garantir e expandir direitos constitucionais. Na Holanda, formada em Pedagogia Social, trabalho como educadora social numa atividade complementar à escola, numa escola internacional em Amsterdã, desde 2014. Sou membro fundador do Grupo Cirandar que promove a cultura brasileira e incentiva o aprendizado e o uso da Língua Portuguesa desde 2012. Meu desejo é fortalecer a atuação do conselho, promover a comunicação e dar visibilidade aos trabalhos de grupos ou pessoas que atuam na comunidade garantindo às nossas crianças e adolescentes o acesso à cultura e a Língua Portuguesa. 

EVENTOS JÁ REALIZADOS: 

Bicentenário da Independência do Brasil


Olimpíadas de Português como Língua de Herança

  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • City skyline

    Photo By: John Doe
    Button
  • Contate-nos

    Share by: