MESA BEM-ESTAR E SAÚDE

Mesa de Bem Estar e Saúde

O que é  bem-estar?

A constituição da OMS afirma que a “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. Uma implicação importante dessa definição é que a saúde mental é mais do que a ausência de transtornos mentais ou deficiências. Trata-se de um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de fazer contribuições à sua comunidade.


Saúde e bem-estar são fundamentais para nossa capacidade coletiva e individual, como seres humanos, para pensar, nos emocionarmos, interagirmos uns com os outros, ganhar e aproveitar a vida. Impacta no bem-estar subjectivo, na autoeficácia percebida, na autonomia, na competência, na dependência intergeracional e na auto-realização do potencial intelectual e emocional da pessoa.


Sobre essa mesa


A Mesa de Bem-estar e Saúde é liderada por um conselheiro eleito para fazer a gestão dos projetos

relacionados à saúde e o bem-estar da comunidade de brasileiros na Holanda. Esta gestão tem a duração de dois anos consecutivos e, regular ou pontualmente, conta com a colaboração de outros voluntários.

Além dos projetos, o conselheiro também dá suporte individualmente atendendo os chamados recebidos por email, por whatsapp e encaminhados por outras instituições. Estes chamados podem ser sobre atendimento médico, psicológico, questões sobre a adaptação no novo país e outros assuntos que impactam na saúde e no bem-estar dos expatriados.

Esta mesa está formalmente vinculada à Mesa Temática 2 do Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior - CRBE.


Como você pode abrir um chamado

Envie um e-mail para: ccpbsaude@gmail.com

Como participar como colaborador(a) da Mesa de Bem-estar e Saúde

Inscreva-se através do formulário disponível no site da Mesa Bem-estar e Saúde ou no formulário abaixo do CCPB.

Siga a Mesa de Bem-estar e Saúde no Instagram: @mesa_bemestaresaudenl

PLANEJAMENTO 2023/24

Mesmo que a vida no exterior tenha sido planejada, ela traz muitos desafios e vários deles até inimagináveis. Adaptação com a cultura, língua local e costumes; diferenças estruturais e legais; não saber se o novo país irá acolhê-lo(a) ou não; estar longe dos amigos e família e a falta de rede de apoio; a necessidade de um alto nível de autossuficiência; a mudança na alimentação e nos hábitos; onde encontrar um médico, um terapeuta, etc. Com isso, o estresse e a ansiedade para lidar com estes e outros fatores no processo de adaptação, que pode durar anos, pode gerar depressão e outras comorbidades. Além da problemática acerca da vida pessoal ainda há o processo adaptativo, enquanto homem pós moderno, em que as mudanças globais na economia, no campo social e político, ocorrem na velocidade da luz.


Como vivemos em um cenário, com características voláteis e de constantes mudanças, além daquelas que já contemplam o processo adaptativo da expatriação, a proposta 2023/24 contempla três ações fundamentais:


  • gerar entendimento sobre as questões adaptativas
  • esclarecer as inferências do novo tempo no comportamento e seus impactos na saúde
  • promover um debate constante sobre os caminhos possíveis para uma reedificação da identidade de modo que o indivíduo tenha mais ferramentas emocionais e sociais para compreender o novo ambiente em que vive, seu papel neste contexto e se relacionar nesta dialética de uma forma mais saudável.


Suellen Kiefer - Conselheira Bem-Estar e Saude

Conheça a conselheira Suellen Kiefer

Psicoterapeuta - Especialista em Terapia de Orientação Analítica Junguiana. Com Formação em Psicologia Analítica pelo Instituto Távola, Pós-graduação em Psicologia pela PUCRS, Pós-graduação em Filosofia pela PUCRS, Bacharelado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Newton Paiva. Estuda sobre Saúde Mental, Cultura, Pós-Modernidade e Comportamento há mais de 15 anos.

Atualmente trabalha como Psicoterapeuta Junguiana na interface da Psicologia Analítica, Subjetividade e Cultura com a clínica online e realiza atendimento social (via Instituto Távola - Departamento de Psicologia Analítica), atendendo brasileiros ao redor do mundo.

Para além da clínica, compõe grupos de estudo na área da Psicologia Analítica, integra grupos terapêuticos femininos e aborda em suas redes sociais reflexões sobre o laço social reconstruído na vida do expatriado, conteúdos sobre suas linhas de estudo, os conflitos do autoconhecimento, o processo de adaptação no novo país e outras questões contemporâneas.

Contate-nos

Share by: